Considerando que a fábula é uma tipologia textual que instiga discussões e reflexões a respeito da moral, e em vista da necessidade de ampliar o repertório lingüístico do aluno, bem como, aprimorar o nível de escrita, serão desenvolvidas estratégias que viabilizem tais metas, através de um projeto didático intitulado: VIAJANDO PELO MUNDO DAS FÁBULAS.
Quem sou eu
- PROFESSORA BENIGNA
- SOU UMA PROFESSORA QUE...PROFESSO A FÉ E A CERTEZA DE QUE TUDO TERÁ VALIDO A PENA SE O ALUNO SENTIR-SE FELIZ PELO QUE APRENDEU COMIGO. CONSUMO HORAS E HORAS, PENSANDO EM CADA DETALHE DAQUELA AULA, QUE MESMO OCORRENDO TODOS OS DIAS,A CADA DIA É ÚNICA E ORIGINAL...
ALICIA E MARIA DE JESUS- ALUNAS DA 4ª SÉRIE A
ALICIA, MARIA DE JESUS, PROFª ANEMILIA E PROFª LINDINALVA
ALUNOS DA 5ª SÉRIE DA PROFª LINDINALVA
ALUNOS DA 3ª SÉRIE PROFª VANEIDE
ALICIA DA 4ª SÉRIE A
Dramatização da fábula da cigarra e da formiga
MARIA DE JESUS - ALUNA DA 4ª SÉRIE A
PROJETO: VIAJANDO PELO MUNDO DAS FÁBULAS
ESCOLA MUNICIPAL JOSÉ GONÇALVES DO NASCIMENTO
PROFESSORAS:
Benigna – 4ª série
Lindinalva- 5ª série
Anemilia- 1º ano
TEMPO PREVISTO: uma semana - de 23/11 a 27/11/09
PROJETO: VIAJANDO PELO MUNDO DAS FÁBULAS
JUSTIFICATIVA
Considerando que a fábula é uma tipologia textual que instiga discussões e reflexões a respeito da moral, e em vista da necessidade de ampliar o repertório lingüístico do aluno, bem como, aprimorar o nível de escrita, serão desenvolvidas estratégias que viabilizem tais metas, através de um projeto didático intitulado: VIAJANDO PELO MUNDO DAS FÁBULAS. Neste, o educando vivenciará de forma lúdica e prazerosa, o ato de ler e produzir textos.
OBJETIVO GERAL
Despertar no aluno o prazer pela leitura, possibilitando o desenvolvimento de competências que visem torná-lo leitor e produtor competente de textos, através do gênero literário fábula, aproximando-se ao máximo da estrutura e do léxico, apropriado nesse tipo de texto.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Reconhecer a fábula como gênero literário que veio do conto popular.
Desenvolver o imaginário.
Fazer antecipações e inferências em relação ao contexto e a intencionalidade.
Reproduzir o texto oralmente, individual ou coletivamente, mantendo a seqüência dos fatos.
Compreender a moral implícita no texto.
Descrever a ambientação e os personagens da fábula.
Narrar fatos do cotidiano que tenham relação com a moral da história.
Reescrever texto mantendo a seqüência dos fatos.
Utilizar o dicionário como fonte de pesquisa das palavras desconhecidas encontradas na fábula.
Realizar leitura fluente com compreensão.
METODOLOGIA
Assistir fábulas no site do youtube;
Ampliar o repertório lingüístico.
Reconhecimento da tipologia textual.
Produção de texto, modificando a tipologia: história em quadrinhos, quadrinha, poema, música...
Produção analisando as seguintes regularidades: seqüência lógica, regras ortográficas, sistema de pontuação...
Narração de fatos do cotidiano, relacionadas à moral da história.
Descrição dos personagens e ambientação.
Dramatização do gênero textual.
Utilização do dicionário, como fonte de pesquisa.
Leitura como fonte de fruição estética, entretenimento e também para: revisar estudar e escrever.
CULMINÂNCIA
Criação de um blog coletivo.
RECURSOS
COLEÇÃO: AS MELHORES FÁBULAS
EDIT. BRASILEITURA
LIVRO:LITERATURA ORAL PARA A INFÂNCIA E A JUVENTUDE: lendas, contos e fábulas populares do brasil;
TV
DVD
DATASHOW
APARELHO DE SOM
EU QUERIA PARABENIZAR A TURMA 4ª SÉRIE POR TER NOS
ResponderExcluirCONVIDADO PARA ASSISTIR SEU TEATRO SOBRE A CIGARRA E A FORMIGA. FOI UMA PEÇA MUITA BONITA E ORGANIZADA. QUERIAMOS PARABENIZAR A PROFESSORA
BENIGINA
JUNIOR E ANDRÉ 5ª SÉRIE “A”
A cigarra e a formiga é um projeto da 1ª, 4ª e 5ª série “A” . Esse projeto foi feito pela 4ª série, o trabalho ficou muito bom e bem executado com gravuras e textos bonitos da 4ª série.
ResponderExcluirFicou muito bem feito, PARABÉNS!
O texto foi nota 10 e quero agradecer a Benigna por ter convidado a nós .
Equipe: Henrique, Tiago e Mateus Santos.
Estou muito feliz com resultado do projeto e com a sequencia de atividades que foram direcionadas por outros professores com uso da tecnologia.
ResponderExcluirObrigado a todos pelA colaboração e pelos comentários.
profª: BENIGNA
Eu gostei muito de todas as histórias. Tem algumas que tem que melhorara um pouco mais todas elas ficaru bem feitas. Foi muito bom a nossa professora levar a gente para ver o blog. Thiago.
ResponderExcluirOs alunos da 4ª serìe da manhã são muito criativos
ResponderExcluirPorque fizeram uma història que alem de ter desèos e bastante infatil mais eu quero parabenizar vocêis alunos porque vocês já provaram que tem iteligecia e criatividade para seguir em frente com seus pensamentos e um dia quem sabe produzir um livro.
Dayse.
A nossa sala está concluindo mais uma atividade da sala 5ªB. A sala da 4ªA fez uma atividade muito boa mais eu tenho que dizer que os alunos deixaram muitos erros e eles têm que olhar mais para as atividades.
ResponderExcluirAluna: Jakeline Ferreira Santos
Série: 5ªB
A 4ª série trabalhou a tecnologia educativa fizeram peças teatrais e também estudaram o texto da Formiga e o Elefante. Fizeram os textos sobre A cigarra e a Formiga e um projeto sobre viajando pelo mundo das fábulas.
ResponderExcluirOs alunos da 5ª série “a”trabalho a realização de pesquisas no Blog, Músicas, e o texto ‘A Cigarra e a Formiga”.
5[ B